terça-feira, 8 de abril de 2008

Triatlo Olímpico Segmentado - Ricardo Paixão (CNC) no pódio

Triatlo Segmentado - Ricardo Paixão (CNC) em 3º

Ricardo Paixão conclui o triatlo olímpico no 3º lugar geral. O atleta do Clube Naval da Calheta foi o único da equipa do CNC a realizar os três segmentos desta difícil prova, tendo, no final alcançado úm lugar no pódio.
Foi 6º na natação (1.500 m) 2º no ciclismo (24 km realizados) e 5º no atletismo (10.000 m).

A Cristina Nascimento fez apenas a prova de natação, no tempo de 0:33:41.



Realizou-se ao longo da manhã de hoje (domingo), distribuído por 3 percursos no Funchal, Caniçal e Machico, o Triatlo Olímpico Segmentado, organizado pela Delegação Regional da Madeira da Federação de Triatlo de Portugal.
Esta iniciativa teve por objectivo a preparação e avaliação dos triatletas madeirenses para o Campeonato da Europa de Triatlo (age-groups), que se realizará em Lisboa, no próximo dia 11 de Maio, e que juntará no Parque das Nações os melhores triatletas europeus.
A prova, disputada na distância olímpica (1.500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10.000 metros de corrida), realizou-se sob condições climatéricas muito adversas,com vento forte e chuva nos segmentos de ciclismo e corrida, o que dificultou ainda mais a já de si nada fácil tarefa dos atletas, muitos deles a realizar a sua estreia nesta exigente distância.
O segmento de natação teve início pelas 8h30 na piscina olímpica da Penteada, com Duarte Mendonça (sénior do Ludens), Filipe Baptista (sub-23 do Ludens) e Celso Nóbrega (júnior do Naval do Funchal) a serem os mais rápidos.
Os atletas dirigiram-se depois para o Caniçal, para a realização do segmento de ciclismo, composto por 5 voltas de 8 Km, num percurso particularmente exigente, que iria seleccionar os melhores.
Perante o temporal que se abateu sob os participantes entre a 2ª e a 3ª voltas, com chuva e vento muito fortes, que colocavam em risco a segurança da prova e a integridade física dos participantes, a organização decidiu terminar o segmento de ciclismo no final da 3ª volta (aos 24 Km), atribuindo o tempo médio de cada uma das voltas já percorridas às duas que faltavam realizar, sendo esta a solução encontrada para não prejudicar desportivamente nenhum dos participantes.
Tiago Silva, que se isolou na 2ª volta, liderou até final, seguido por Ricardo Paixão (sénior do Clube Naval da Calheta) e Filipe Baptista.
Na pista de Machico realizou-se então o último segmento, com uma corrida de 10.000 metros (25 voltas à pista). Novamente com o vento a fazer-se sentir e a prejudicar bastante a prestação dos atletas, Tiago Silva voltou a ser o mais forte, sendo seguido de Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha) e Paulo Margarido (veterano I doLudens).
Na geral absoluta, a vitória foi para Tiago Silva, com Filipe Baptista e Ricardo Paixão na 2ª e 3ª posições, separados por apenas 12 segundos.
Seguiram-se Duarte Nóbrega e Duarte Mendonça, separados por apenas 4 segundos, com Paulo Margarido a fechar o top-5.
Por escalões, Celso Nóbrega, mesmo limitado fisicamente no segmento final de corrida, venceu nos juniores (7º da geral), Tiago Silva nos sub-23, Ricardo Paixão nos seniores e Paulo Margarido nos veteranos I, JoaquimFernandes (Andorinha) superiorizou-se à concorrência nos veteranos II (9º da geral), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) venceu os veteranos III (20º da geral).
Dos 33 atletas inscritos à partida, 22 superaram as grandes dificuldades colocadas pelas condições climatéricas e concluíram todos os segmentos da prova, em que participaram atletas de 8 clubes: Clube Aventura, Clube de Montanha, Naval da Calheta, Ludens de Machico, Andorinha, Naval do Funchal, CCD São José e CDC PortoMoniz.
O clube mais representado foi o Ludens Clube deMachico (9 atletas), seguido do Clube Aventura da Madeira (8) e do Clube de Futebol Andorinha (7 participantes).
Os atletas regionais terão agora como próximo desafio oTriatlo Internacional de Lisboa, a ser disputado a 26 de Abril, na distância half Iron-Man (1,9 Km de natação/90 Km de ciclismo/21 Km de corrida), onde marcarão presença 6 atletas madeirenses, incluídos num pelotão internacional de 650 atletas de nomeada, entre os quais o recordista mundial da distância Iron-Man, Luc VanLierde.
A 11 de Maio, terá então lugar o Campeonato daEuropa (disputado em distância olímpica), sendo a próxima competição regional o Triatlo da Ribeira Brava, a ser disputado a 24 de Maio (sábado), evento que constituirá o I Campeonato Regional de Equipas.


Comunicação Social:

Diário de Notícias, 08-04-2008
Tiago Silva vence no triatlo

Funchal, Caniçal e Machico foram os palcos, este domingo, da I prova regional Triatlo Olímpico segmentado, organizado pela Delegação Regional da Madeira da Federação de Triatlo de Portugal.
Com o grande objectivo de preparar e avaliar os triatletas madeirenses para o Campeonato da Europa da modalidade Triatlo, que se realizará em Lisboa, no próximo dia 11 de Maio.
O jovem Tiago Silva voltou a ser a grande figura ao conquistar o título num evento realizado sob condições climatéricas muito adversas, com vento forte e chuva nos segmentos de ciclismo e corrida, mas que não afastou os atletas de participar em grande número.
Depois de Duarte Mendonça (Ludens Clube Machico) ter dominado a prova de natação, disputada nas piscinas da Penteada, Tiago Silva 'arrasou' a concorrência nos restantes segmentos.
No Caniçal, e no ciclismo que teve apenas três voltas de conclusão, devido às fortes chuvas, o atleta sub-23 foi líder a partir da segunda volta, enquanto já no atletismo, na pista de Machico, voltou a ser o mais forte.
No final o título foi justamente entregue a Tiago com Filipe Paixão (Ludens) e Ricardo Paixão (CN Calheta) a fecharem o pódio.


Jornal da Madeira, 08-04-2008
Tiago Silva não deu hipóteses

Realizou-se, domingo, distribuído por três percursos no Funchal, no Caniçal e em Machico, o Triatlo Olímpico Segmentado, evento organizado pela Delegação Regional da Madeira da Federação de Triatlo de Portugal.
O objectivo era a preparação e avaliação dos triatletas madeirenses para o Campeonato da Europa de Triatlo (“age-groups”), que se realizará em Lisboa, no próximo dia 11 de Maio, e que juntará no Parque das Nações os melhores triatletas europeus.
Disputada na distância olímpica (1.500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10.000 metros de corrida), a prova realizou-se sob condições climatéricas muito adversas, com vento forte e chuva nos segmentos de ciclismo e corrida, o que dificultou ainda mais a já de si nada fácil tarefa dos atletas, muitos deles a realizar a sua estreia nesta exigente distância.
O segmento de natação decorreu na piscina olímpica da Penteada, com Duarte Mendonça (sénior do Ludens), Filipe Baptista (sub-23 do Ludens) e Celso Nóbrega (júnior do Naval do Funchal) a serem os mais rápidos.
Os atletas dirigiram-se depois para o Caniçal, para a realização do segmento de ciclismo, composto por cinco voltas de oito mil metros, num percurso particularmente exigente, que iria seleccionar os melhores. Perante o temporal que se abateu sob os participantes entre a 2.ª e a 3.ª voltas, com chuva e vento muito fortes, que colocavam em risco a segurança da prova e a integridade física dos participantes, a organização decidiu terminar o segmento de ciclismo no final da 3.ª volta (aos 24 quilómetros), atribuindo o tempo médio de cada uma das voltas já percorridas às duas que faltava realizar, sendo esta a solução encontrada para não prejudicar desportivamente nenhum dos participantes.
Tiago Silva, que se isolou na 2.ª volta, liderou até final, seguido por Ricardo Paixão (sénior do Clube Naval da Calheta) e Filipe Baptista.
Na pista de Machico realizou-se, então, o último segmento, com uma corrida de 10.000 metros (25 voltas à pista). Novamente com o vento a fazer-se sentir e a prejudicar bastante a prestação dos atletas, Tiago Silva voltou a ser o mais forte, sendo seguido de Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha) e Paulo Margarido (veterano I do Ludens).
Na geral absoluta, a vitória foi para Tiago Silva, com Filipe Baptista e Ricardo Paixão na 2.ª e 3.ª posições, separados por apenas 12 segundos.
Seguiram-se Duarte Nóbrega e Duarte Mendonça, separados por apenas quatro segundos, com Paulo Margarido a fechar o “top-5”, por escalões, Celso Nóbrega, mesmo limitado fisicamente no segmento final de corrida, venceu nos juniores (7.º da geral), Tiago Silva nos sub-23, Ricardo Paixão nos seniores e Paulo Margarido nos veteranos I, Joaquim Fernandes (Andorinha) superiorizou-se à concorrência nos veteranos II (9.º da geral), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) venceu os veteranos III (20.º da geral). Dos 33 atletas inscritos à partida, 22 superaram as grandes dificuldades colocadas pelas condições climatéricas e concluíram todos os segmentos da prova, em que participaram atletas de oito clubes: Clube Aventura, Clube de Montanha, Naval da Calheta, Ludens de Machico, Andorinha, Naval do Funchal, CCD São José e CDC Porto Moniz. O clube mais representado foi o Ludens Clube de Machico (nove atletas), seguido do Clube Aventura da Madeira (oito) e do Clube de Futebol Andorinha (sete participantes).







Diário Cidade, 09-04-2008






Jornal da Madeira, 10/04/2008

A 26 deste mês na distância “half Iron-Man”


Madeirenses presentes no Triatlo Internacional de Lisboa


Depois do Triatlo Olímpico Segmentado, realizado em três percursos (no Funchal, no Caniçal e em Machico), os atletas regionais terão, agora, como próximo desafio o Triatlo Internacional de Lisboa, a ter lugar no dia 26 deste mês, na distância “half Iron-Man” (1,9 quilómetros de natação, 90 mil metros de ciclismo e 21 km de corrida).

Marcarão presença seis atletas madeirenses, incluídos um pelotão internacional de 650 atletas de nomeada, entre os quais o recordista mundial da distância “Iron-Man”, Luc Van Lierde.

A 11 de Maio terá, depois, lugar o Campeonato da Europa (disputado em distância olímpica e para “age-groups”), no Parque das Nações, em Lisboa, com a presença dos melhores triatletas europeus.

Por seu lado, a próxima competição regional — o Triatlo da Ribeira Brava — será disputada a 24 de Maio (um sábado), num evento que constituirá o 1.º Campeonato Regional de Equipas.

Sem comentários: