quinta-feira, 24 de abril de 2008

CAMPEONATO BRISA DA MADEIRA DE CRUZEIROS IRC 2008

O Brisa Maracujá disputa este fim de semana, nos mares do Caniçal o CAMPEONATO BRISA DA MADEIRA DE CRUZEIROS IRC 2008.




Comunicação Social


Diário de Notícias, 25/04/2008:



Melhor frota de sempre rumo ao título
Durante os próximos três dias a emoção da vela centra-se toda no caniçal


Quase uma centena de velejadores, em representação de 13 equipas rumam hoje ao mar do Caniçal com o único objectivo: Ajudar a sua embarcação a erguer o troféu de campeão da Madeira da Classe Cruzeiros 2008. Depois de nos últimos anos a modalidade ter vivido anos menos bons, com a pouca adesão de embarcações no Regional, o ano de 2008 parece marcar o arranque de uma nova era, ou seja, um maior interesse pelos madeirenses nas provas de vela de cruzeiro. Para já o evento deste ano promete maiores emoções, muito devido ao número de embarcações inscritas e o facto da modalidade contar com um novo parceiro, neste caso o DIÁRIO de Notícias, considerado já, pelo presidente da Associação Regional de Vela da Madeira, Fernando Ascensão "como uma mais valia para a promoção e crescimento da vela regional". Durante três dias, e ao longo de várias regatas agendadas para a baía do Caniçal estes aventureiros dos mares irão concentrar todos os seus esforços e sabedoria para tentar levar a sua equipa à glória.A experiência de alguns e a existência de grande 'máquinas' do mar promete renhidas lutas até ao próximo domingo.


Quarteto luta pelo pódio


O 'Arara' do skipper Francisco Nóbrega parte para este campeonato com o intuito de tentar revalidar o título de 2007. Fazendo a estreia da época apenas neste evento a equipa do Iate Clube de Santa Cruz tem pela frente fortes adversários tais como o Serlima-Brisa Express de Filipe Caires, grande opositor no ano transacto, assim como o Tendências Interiores -Pimpas de Francisco Nóbrega e a mais nova embarcação da vela regional, o Sá Sailling Team - Yah Man de Nuno Rodrigues. Com certeza que ao longo das cerca de 50 milhas náuticas que os velejadores terão pela frente neste Regional a luta pelo pódio será discutida entre estas embarcações, apesar de outras poderem 'intrometer-se' no caminho, como o caso do Swing (José Augusto Araújo), o Grupo Santagro-Noctiluga (Jorge Pinto e até mesmo os Quebramar Miles e Norte de André Freitas e Rodrigo Cardoso.


Regressos e estreias


Ainda no que diz respeito às 13 embarcações de registar, em relação ao Campeonato de 2007, o regresso de algumas embarcações, nomeadamente o Alf de Francisco Rosa, o Tanto Faz de Martim Henriques e o Vadio IV de José Correia. Para além disso esta prova marcará para alguns tripulantes a estreia num campeonato da Madeira, onde se destaca o campeão de automobilismo, Vítor Sá que deverá marcar presença apenas na derradeira regata da competição, agendada para domingo. Outro dado curioso é a presença de muita 'juventude' o que demonstra que o futuro da classe está garantido. Depois de uma breve apresentação das embarcações e seus tripulantes, resta agora esperar por bons ventos, mar e horizonte.Outras das curiosidades neste campeonato é a presença dos vários clubes regionais onde as equipas estão inscritas.Mais uma vez serão vários os concelhos da Região a estar representados, desde a Calheta, passando pelo Funchal, Santa Cruz e Machico.


CTM e CNF lideram nas equipas


O destaque vai para o Clube Naval do Funchal e o Centro Treino Mar que dominam a comitiva com três embarcações cada. Os navalistas conta com o Frederica Devonia, Serlima-Brisa Express e o Quebramar-Norte, enquanto o CTM estará representado pelo Alf, Swing e Vadio IV. O Arara e o Grupo Santagro irãovestir a 'camisola' do Iate Clube de Santa Cruz, enquanto o Quebramar-Miles Sá Sailling Team querem levar o Iate Clube Quinta do Lorde aos lugares do pódio. Já a A. Náutica da Madeira entra nesta prova com o Tanto Faz e o Pimpas enquanto da Calheta estará a embarcação do Brisa Maracujá.
Paulo Vieira Lopes




Diário de Notícias, 25/04/2008:

Eis os 'heróis do mar'
Chegou a prova mais apetecível do ano.

Entre 13 embarcações, uma sagrar-se-Á campeã

Eis chegada a grande prova da época para a vela madeirense da classe Cruzeiro IRC. Tal como aconteceu na edição de 2007, o apetecível Campeonato Brisa Madeira de Cruzeiros volta a ter o mesmo figurino, com a competição a estar concentrada em três dias consecutivos, e com a Quinta do Lorde, no Caniçal, a servir mais uma vez de 'quartel-general'. Treze embarcações e 75 velejadores têm pela frente um total de quatro regatas, caso seja cumprido todo o programa do evento. Assim, e no que toca às regatas, hoje, naquele que será o primeiro dia de prova, estão agendadas duas largadas (a primeira a partir das 13 horas), com as equipas a terem pela frente cerca de seis milhas náuticas de um percurso, todo ele realizado na baía do Caniçal, em cada uma das regatas, e com estas a serem consideradas de índice de técnico elevado. No que diz respeito aos amantes da modalidade, estas duas regatas, denominadas 'MarinaFunchal', têm a particularidade de poderem ser assistidas nas próprias instalações da marina da Quinta do Lorde. Já amanhã, pelas 11 horas, disputa-se a prova mais longa do campeonato. Denominada Regata 'Marina Quinta do Lorde', as equipas terão pela frente uma prova mais exigente, num trajecto entre Machico, Caniçal, Desertas e Caniçal, numa extensão de cerca de 28 milhas náuticas. Finalmente, no domingo, a prova volta à baía do Caniçal com a Regata 'Brisa Maracujá'. Com o sinal de largada a ser dado pelas 11 horas, os 'heróis do mar' têm uma prova de cerca de 13 milhas náuticas entre o Caniçal, Santa Cruz e Ponta de São Lourenço.

Curiosidades

Para além do espectáculo desportivo, a vela oferece ainda bons momentos de convívio social. Desta forma, a Associação Regional de Vela da Madeira tem agendadas, para além da 'festa' da consagração do campeão, no domingo, várias iniciativas a acontecer hoje e amanhã. Sem dúvida uma forma de unir cada vez mais os amantes da modalidade. Além da competição, este espectáculo da vela existe graças ao grande trabalho realizado nos 'bastidores' da prova onde cerca de uma dezena de pessoas têm trabalhado desde o início desta semana para que as equipas possam ter um campo de regatas nas melhores 'condições'. Todo este esforço é feito pela organização, onde se inclui a ARVM, assim como o Iate Clube Quinta do Lorde.
Paulo Vieira Lopes

Sem comentários: