quinta-feira, 10 de abril de 2008

IV Rali da Calheta

Foi ontem apresentado o IV Rali da Calheta, que irá para a estrada no próximo dia 26 de Abril. Poderá obter mais informações sobre a prova no respectivo site em http://www.ralidacalheta.com/.
O Clube Naval da Calheta conta apresentar mais algumas novidades nos próximos dias.

Comunicação Social
Jornal da Madeira, 10/04/2008

IV Rali da Calheta, organizado pelo Sports Madeira, realiza-se no próximo dia 26
35 pilotos inscritos garante rali competitivo

O IV Rali da Calheta realiza-se no próximo dia 26 e conta com 35 pilotos inscritos. Esta prova organizada pelo Club Sports Madeira tem como director Luís Madruga e é composta por nove provas especiais no total de 82,50 km. Trata-se da segunda prova da época, depois do cancelamento do Rali do Porto Santo, contando para o Campeonato da Madeira Coral de Ralis, Campeonato Júnior e Troféu Eng.º Rafael Costa. Paulo Fontes entende que o número de inscritos é “muito bom” garantindo assim “um rali equilibrado e bastante competitivo” e que promete espectáculo.
O IV Rali da Calheta vai para a estrada no próximo dia 26, realizando-se no dia anterior as verificações documentais e técnicas. A segunda prova do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis, organizada pelo Club Sports Madeira, tem 35 pilotos inscritos e como director Luís Madruga, substituindo Lamberto Jardim. O rali é composto por nove provas especiais divididas em duas secções com um percurso total de 249,95 kms, sendo 82,50 kms de provas especiais.A apresentação do IV Rali da Calheta realizou-se ontem, na Casa das Mudas, na vila calhetense. O presidente do Club Sports Madeira destacou o número de pilotos inscritos para a terceira que é agora a segunda prova do campeonato — o adiamento do Rali do Porto Santo para a primeira quinzena de Outubro alterou a sequência dos ralis de 2008 —, pois 35 pilotos significa que a cada prova o número de inscritos está a aumentar. Paulo Fontes considera que “o número de participantes é muito bom”, tendo presente o contexto da economia portuguesa. Apesar de só no próximo dia 17 ser feita a atribuição dos números de competição e a publicação da lista, aquele responsável adiantou que os principais pilotos marcam presença, destacando-se os que tripulam as viaturas S2000, os S1600 e o grupo de Produção, bem como os troféus monomarca, situação que garante competitividade e espectáculo. Deste modo estão reunidos todos os ingredientes para ser “um rali equilibrado e bastante competitivo que promete espectáculo” e que deverá arrastar muito público até à Calheta num fim-de-semana prolongado. O Rali da Calheta realiza-se no próximo dia 26, com início às 10 horas no Porto de Recreio. A primeira secção é composta por quatro provas especiais com um total de 40,28 km com dupla passagem pela Fonte do Bispo 1.ª e 3.ª (7km), às 10.49 e 12.05 horas, e pela Santa 2.ª e 4.ª (13,14km), às 11.22 e 12.33. Depois do reagrupamento a 2.ª secção tem início às 13.59 horas e compreende cinco provas especiais no total de 42,28 km com dupla passagem pelo Paul do Mar 5.ª e 7.ª (6,78km), às 14.02 e 15.19 horas, e pela Ponta do Pargo 6.ª e 8.ª (13,14km), às 14.26 e 15.43 horas, enquanto a 9.ª, na extensão de 2,38km com início pelas 16.41 horas, pretende ser a prova espectáculo na vila da Calheta. O rali termina às 17.37 horas na Marina da Calheta, enquanto a entrega de prémios será às 20 horas no Porto de Recreio. O parque de assistências e de reabastecimentos será no Parque Empresarial da Calheta (Estreito) e o parque fechado será no auto-silo da vila.


Diário de Notícias, 10/04/2008

Viragem a Oeste
35 equipas constam da lista que será divulgada apenas na quinta-feira, dia 17

A terceira prova do Campeonato da Madeira 'Coral' de Ralis - o Rali da Calheta - que afinal passou a segunda porque o mau tempo fez adiar o Rali Porto Santo Line duas vezes, tem nesta edição um atractivo extra: a 'superespecial' que vai encerrar a prova, pelas 16h41 do dia 26 de Abril. Espectáculo prometido próximo dos amantes do desporto motorizado que, por certo, irão comparecer em número elevado na vila da Calheta depois de terem assistido ás duas passagens pela Fonte do Bispo e Santa, que fazem parte da primeira secção, e 'Coral' Ponta do Pargo e Paul do Mar, na segunda.
Aumento aos poucos
Depois de 28 inscritos no Rali da Camacha e 32 no Rali Porto Santo Line, o Rali da Calheta vai contar com a presença de 35 concorrentes à partida, se não houver - como é lógico - alguma desistência por motivos de força maior ou alguém que não passe nas verificações técnicas, que serão realizadas na sexta-feira, a partir da 16h30, por ordem inversa ao respectivo número de competição. O número de inscritos deixou Paulo Fontes satisfeito e crente de que poderá ainda aumentar prova a prova, o que será benéfico para o espectáculo e lutas pelas vitórias à geral, agrupamentos e troféus.
Quatro dias de reconhecimentos
Os concorrentes do Rali da Calheta, que já vai para a quarta edição, vão poder reconhecer as classificativas em quatro sessões, a primeira das quais vai decorrer no dia 14, no período compreendido entre as 8 e as 18 horas, que será repetido na terça-feira, dia 15. As últimas duas sessões serão feitas no sábado e domingo, 19 e 20, no mesmo horário.
Interesse pelo IRC com reflexos no 'Vinho Madeira'
Para além do Rali da Calheta, Paulo Fontes deixou já os primeiros esboços do que deverá ser a 49.ª edição do Rali Vinho Madeira, que vai para estrada entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto. Para já, o presidente da Comissão Organizadora destacou a mudança do parque de assistências para a empresa 'Horários do Funchal', porque o programa da prova já foi enviado para a Federação Internacional do Automóvel, mas ainda alimenta a esperança de que - caso as obras não tenham começado - o parque de assistências possa manter-se no cais Norte do porto do Funchal. Paulo Fontes manifestou a sua satisfação pelo facto de o Intercontinental Rally Challenge (IRC) estar a aumentar e, como tal, essa situação tem reflexos no Rali Vinho Madeira, pois há várias equipas que já manifestaram interesse em participar na prova, concretamente a Abarth e a Kronos, com os seus principais pilotos, bem como Renato Travaglia e Enrique Garcia Ojeda, o que deixa desde logo antever uma grande competição nas 21 provas de classificação. Para além disso, Paulo Fontes conta ter à partida entre 15 e 20 carros da categoria S2000 que no Rali Vinho Madeira voltarão a contar para o Grupo N. O Rali Vinho Madeira vai começar com a 'superespecial' da Avenida do Mar, na quinta-feira, e na sexta os concorrentes terão de percorrer os 'troços' do Campo de Golfe, Terreiros, Serra d'Água, Boaventura e Santana, que é novidade no Rali Vinho Madeira e resulta da fusão das classificativas da Ilha e do Lombo Galego. No sábado, haverá passagens pelo Paul da Serra, Ponta do Pargo, Rosário e Chão da Lagoa, com os seus 21,74 km a encerrar uma das melhores provas do IRC.

Sem comentários: