terça-feira, 8 de julho de 2008

Triatlo do Porto Moniz

A equipa do Clube Naval da Calheta presente no Triatlo do Porto Moniz não pode contar com a participação do Ricardo Paixão, em todo o caso a equipa voltou a atingir um 4º lugar por equipas.
Assim o Ricardo Gouveia terminou em 9º da geral, 4º da categoria senior, a 10 segundos do terceiro classificado; o João Alves terminou a prova no 38º da geral, 20º da categoria senior; o Luís Rocha classificou-se em 43º da geral, 21º da categoria senior.
Destaca-se a prova realizada pelo jovem do CNC Ruben Pedro, que voltou a classificar-se em 3º lugar da categoria sub-23, e 21º da geral.
Destaca ainda para a vitória nos femininos da Cristina Nascimento.


3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo

Disputou-se hoje a 5ª edição do Triatlo do Porto Moniz, 3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo, integrando ainda a 4ª prova do Circuito Jovem, destinado aos escalões de formação.
A bela vila da costa norte da ilha foi palco de uma das provas mais apreciadas e duras do Circuito Regional, que se disputou na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km ciclismo e 5 Km de corrida), sob excelentes condições climatéricas, contando com a presença de cerca de uma centena de atletas, em representação de 10 clubes regionais.
Na prova principal, a emotividade foi elevada, com 4 líderes, começando com o domínio inicial de Duarte Mendonça (sénior do Ludens de Machico), vencedor da edição desta prova no ano passado, que iniciou o segmento de ciclismo isolado. Em sua perseguição seguiam Celso Nóbrega (júnior do Clube Naval do Funchal) e Filipe Baptista (sub-23 do Ludens), seguidos de Roberto Lúcio (sénior do Clube Aventura da Madeira).
O desafiante e duro percurso de ciclismo decorreu em apenas uma volta, todo percorrido na via-expresso, com ida e regresso ao Seixal. No retorno, Celso Nóbrega já havia conseguido aproximar-se da roda do líder da prova, com Filipe Baptista a manter-se na 3ª posição, e com Tiago Silva já no 4ª lugar. A difícil subida final da Ribeira da Janela ditou diferenças entre os mais fortes, com o júnior Celso Nóbrega a chegar ao parque de transição na liderança da prova, trazendo consigo Filipe Baptista, que conquistou a 2ª posição na última subida do segmento. Duarte Mendonça surgia no parque de transição a 20 segundos do duo líder da prova, com Tiago Silva a uma distância que lhe permitia ainda lutar pela vitória na prova.
E foi isso que veio a acontecer, com o campeão nacional de duatlo sub-23 a realizar uma excelente corrida final, ultrapassando os 3 atletas que seguiam na sua frente. Na 2ª posição na meta surgia Filipe Baptista, seguindo de Duarte Mendonça, que desta forma completaram o pódio absoluto. Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha), depois de uma corrida final bastante forte conseguiu ainda alcançar Celso Nóbrega, o talentoso júnior que uma vez mais mostrou forte potencial para a modalidade, faltando-lhe apenas uma maior experiência na gestão da prova. Paulo Margarido (Ludens de Machico) também viria a recuperar várias posições na corrida final, ultrapassando Roberto Lúcio e Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta).
Nos veteranos II, a competição também esteve ao rubro, com Joaquim Fernandes (Andorinha) a vencer Paulo Silva (Ludens) e Francisco Viveiros (Clube Montanha do Funchal), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) vencia uma vez mais os veteranos III.
Nas senhoras, Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) voltou a vencer, enquanto nas estafetas a equipa de Nuno Araújo, Francisco Brito e Carlos Fernandes, derrotava Pedro Sousa, Bruno Canha e Dario Gonçalves, com Remígio Rodrigues, Maurício Sousa e Olga Pinto na 3ª posição. Por equipas, o Ludens Clube de Machico foi o natural vencedor, com a 2ª posição a pertencer ao Clube de Futebol Andorinha, seguido do Clube Aventura da Madeira
A prova foi organizada pela Delegação Regional da Federação de Triatlo de Portugal, com os apoios da Câmara Municipal do Porto Moniz, CDC Porto Moniz, Clube Naval do Seixal, Coca-Cola/Powerade, Leça&Fernandes e Hotel Moniz Sol.
A próxima competição do calendário regional será o “Triatlo dos 500 anos do Funchal”, a ser disputado no dia 27 de Julho, na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida).
Prova Jovem
Na competição destinada aos escalões de formação, estiveram em prova 26 atletas. Lisandra Alves e Nuno Vieira venceram nos benjamins, enquanto Filipe Oliveira superiorizava-se nos infantis masculinos. Cristina Costa e Pedro Roxo dominaram nos iniciados, enquanto Marisa Alves vencia nos juvenis femininos. Nesta categoria, mas nos masculinos, nova disputa cerrada entre João Martins e João Gomes, com a vitória do primeiro a ser decidida no segmento de corrida.
Comunicação Social:
Diário de Notícias, 07/07/2008:

Desporto
Triatlo V Prova do Porto Moniz
O campeão nacional de duatlo sub-23, Tiago Silva foi a grande figura do 'V Triatlo do Porto Moniz' que teve lugar no passado sábado.
A bela vila da costa norte da ilha foi palco de uma das provas mais apreciadas e duras do Circuito Regional, que se disputou na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km ciclismo e 5 Km de corrida), e que contou com a presença de uma centena de atletas, em representação de 10 clubes regionais.
Na prova principal, a emotividade foi elevada, com vários atletas a terem tomado a liderança ao longo do percurso e das várias disciplinas. No entanto a decisão do título ficou resolvida apenas na prova de atletismo com Tiago Silva (Ludens Clube Machico) a ser mais forte acabando por conquistar o troféu. Na segunda posição na meta surgia Filipe Baptista (Ludens Clube Machico, seguido do seu colega de equipa Duarte Mendonça, que esteve mais uma vez em grande plano na prova de natação. Nos veteranos II, a competição também esteve ao rubro, com Joaquim Fernandes (Andorinha) a vencer Paulo Silva (Ludens) e Francisco Viveiros (Clube Montanha do Funchal), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) vencia uma vez mais os veteranos III.
Nas senhoras, Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) voltou a vencer, enquanto nas estafetas o título foi entregue à equipa de Nuno Araújo, Francisco Brito e Carlos Fernandes.
Paulo Vieira Lopes
Jornal da Madeira, 08/07/2008:

Triatlo do Porto Moniz — 3.ª Etapa do Circuito Regional muito competitiva
“Sprint” de Tiago Silva para o lugar mais alto
Disputou-se, domingo, a 5.ª edição do Triatlo do Porto Moniz (e 3.ª etapa do Circuito Regional da modalidade), integrando ainda a 4.ª prova do Circuito Jovem, destinado aos escalões de formação.
A vila da costa Norte da ilha foi palco de uma das provas mais apreciadas e duras do Circuito Regional, na distância “sprint” (750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco mil metros de corrida), sob excelentes condições climatéricas, contando com a presença de uma centena de atletas, em representação de 10 clubes regionais.
Na prova principal, a emotividade foi elevada, com quatro líderes, começando com o domínio inicial de Duarte Mendonça (sénior do Ludens de Machico), vencedor da edição desta prova no ano passado, que iniciou o segmento de ciclismo isolado. Em sua perseguição seguiam Celso Nóbrega (júnior do Clube Naval do Funchal) e Filipe Baptista (sub-23 do Ludens), seguidos por Roberto Lúcio (sénior do Clube Aventura da Madeira). O desafiante e duro percurso de ciclismo decorreu em apenas uma volta, todo percorrido na via-expresso, com ida e regresso ao Seixal. No retorno, Celso Nóbrega já havia conseguido aproximar-se da roda do líder da prova, com Filipe Baptista a manter-se na 3.ª posição e com Tiago Silva já no 4.º lugar. A difícil subida final da Ribeira da Janela ditou diferenças entre os mais fortes, com o júnior Celso Nóbrega a chegar ao parque de transição na liderança da prova, trazendo consigo Filipe Baptista, que conquistou a 2.ª posição na última subida do segmento. Duarte Mendonça surgia no parque de transição a 20 segundos do duo líder da prova, com Tiago Silva a uma distância que lhe permitia ainda lutar pela vitória na prova. E foi isso que veio a acontecer, com o campeão nacional de duatlo sub-23 a realizar uma excelente corrida final, ultrapassando os três atletas que seguiam na sua frente. Na 2.ª posição, na meta, surgia Filipe Baptista, seguido de Duarte Mendonça, que desta forma completaram o pódio absoluto. Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha), depois de uma corrida final bastante forte conseguiu ainda alcançar Celso Nóbrega, o talentoso júnior, que uma vez mais mostrou forte potencial para a modalidade, faltando-lhe apenas uma maior experiência na gestão da prova. Paulo Margarido (Ludens de Machico) também viria a recuperar várias posições na corrida final, ultrapassando Roberto Lúcio e Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta).
Diário Cidade, 08/07/2008:

Campeão Nacional de Duatlo em “Sub-23” realizou uma excelente corrida final, ultrapassando os três atletas que seguiam na sua frente, terminado no lugar mais alto do pódio.
Disputou-se no pretérito sábado a 5ª edição do Triatlo do Porto Moniz, 3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo, que integrava ainda a 4ª prova do Circuito Jovem, destinado aos escalões de formação.
A bela vila da costa norte da ilha foi palco de uma das provas mais apreciadas e duras do Circuito Regional, que se disputou na distância sprint (750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida), sob excelentes condições climatéricas, contando com a presença de uma centena de atletas, em representação de uma dezena de clubes regionais.
Na prova principal, a emotividade foi elevada, com nada mais nada menos do que quatro líderes,
tendo começado com o domínio inicial de Duarte Mendonça (Sénior do Ludens de Machico), vencedor da edição desta prova no ano passado, que iniciou o segmento de ciclismo isolado. Em sua perseguição seguiam Celso Nóbrega (Júnior do Clube Naval do Funchal) e Filipe Baptista (‘Sub-23’ do Ludens de Machico), seguidos de Roberto Lúcio (Sénior do Clube Aventura da Madeira).
O desafiante e duro percurso de ciclismo decorreu em apenas uma volta, todo percorrido na via-expresso, com ida e regresso ao Seixal.
No retorno, Celso Nóbrega já havia conseguido aproximar-se da roda do líder da prova, com Filipe Baptista a manter-se na 3ª posição, e com Tiago Silva já no 4º lugar.
A difícil subida final da Ribeira da Janela ditou diferenças entre os mais fortes, com o Júnior Celso Nóbrega a chegar ao parque de transição na liderança da prova, trazendo consigo Filipe Baptista, que conquistou a 2ª posição na última subida do segmento. Duarte Mendonça, esse, surgia no parque de transição a 20 segundos do duo líder da prova, com Tiago Silva a uma distância que lhe permitia ainda lutar pela vitória na prova.
E foi isso que veio a acontecer, com o campeão nacional de Duatlo “Sub-23” a realizar uma excelente corrida final, ultrapassando os três atletas que seguiam na sua frente.
Na 2ª posição na meta surgia Filipe Baptista, seguindo de Duarte Mendonça, que desta forma completaram o pódio absoluto.
Duarte Nóbrega (Sénior do Clube de Futebol Andorinha), depois de uma corrida final bastante forte, conseguiu ainda assim alcançar Celso Nóbrega, o talentoso Júnior que uma vez mais mostrou forte potencial para a modalidade, faltando-lhe apenas uma maior experiência na gestão da prova.
Paulo Margarido (Ludens de Machico) também viria a recuperar várias posições na corrida final,
ultrapassando Roberto Lúcio e Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta).
Joaquim Fernandes e Adelino Carvalho vencem em Veteranos II e III
Nos Veteranos II, a competição também esteve ao rubro, com Joaquim Fernandes (Clube de Futebol Andorinha) a vencer Paulo Silva (Ludens de Machico) e Francisco Viveiros (Clube Montanha do Funchal), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) vencia uma vez mais os Veteranos III.
Cristina Nascimento triunfa em Senhoras e Ludens de Machico em Equipas
No que às Senhoras diz respeito, Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) voltou a vencer, enquanto nas Estafetas a equipa de Nuno Araújo, Francisco Brito e Carlos Fernandes, derrotou Pedro Sousa, Bruno Canha e Dario Gonçalves, com Remígio Rodrigues, Maurício Sousa e Olga Pinto a terminarem na 3ª posição.
Por equipas, o Ludens Clube de Machico foi o natural vencedor, com a 2ª posição a pertencer ao Clube de Futebol Andorinha, seguido do Clube Aventura da Madeira.
Refira-se, a propósito, que a prova foi organizada pela Delegação Regional da Federação de Triatlo de Portugal, e contou com os apoios da Câmara Municipal do Porto Moniz, CDC Porto Moniz, Clube Naval do Seixal, Coca-Cola/Powerade, Leça&Fernandes e Hotel Moniz Sol.
A título de curiosidade, refira-se que a próxima competição do calendário regional será o “Triatlo
dos 500 anos do Funchal”, a ser disputado no dia 27 do corrente, na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida).

Sem comentários: