segunda-feira, 9 de junho de 2008

Prova de pesca desportiva

Diário de Notícias, 08/06/2008:

A 28 DE JUNHO
Calheta promove festa de São Pedro no mar

Estão em curso as inscrições para uma iniciativa inédita, promovida pelo Clube Naval da Calheta em colaboração com a direcção do Porto de Recreio da Calheta. Um evento ludo-desportivo que visa festejar o santo do pescadores. O desafio é para que todos os que gostam de pescar ou simplesmente de passear de barco vão à Calheta passar o dia 28 de Junho, num concurso de pesca que vai terminar com uma grande caldeira de São Pedro, em pleno porto.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de Junho nos escritórios da marina do Funchal e Quinta do Lorde, nos portos de Machico e Calheta, bem como no Iate Clube de Santa Cruz e Clube Naval do Porto Santo.
A taxa de inscrição é simbólica e garante acesso gratuito a um lugar no Porto da Calheta e ao jantar, com as regras do concurso disponíveis nos locais atrás destacados.
De acordo com o regulamento podem inscrever-se equipas até quatro pescadores ou desportistas que pretendam participar individualmente, com o concurso a decorrer em duas especialidades de pesca: fundo e corrico.




António Ribeiro distinguido pelos amantes da pesca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL RECORDA FEITOS DO MÉDICO RECORDISTA

É uma figura incontornável do Big Game Fishing. Porque foi o primeiro português a se dedicar, desportivamente, à chamada pesca grossa, com a captura de grandes exemplares. Mas foi na pesca do 'blue marlin' que António Ribeiro se notabilizou, contribuindo de forma decisiva para uma projecção da Madeira à escala planetária, tornando o nosso mar um 'santuário' da actividade. António Ribeiro foi autor de proezas que foram noticiadas em todo o mundo. Como a captura de um atum patudo com 94,5 Kg com o qual bateu, em Setembro de 1954, um recorde mundial homologado pela International Game Fish Association. As proezas do médico-pescador foram referência na imprensa nacional e internacional - até o jornal A Bola escreveu meia página sobre ele, em Outubro de 1954 - já que em Agosto de 1973 a captura de um 'Blue Marlin' com 337 Kg valeu-lhe um recorde da Europa, para em Julho de 1977 capturar um exemplar com 510 Kg, naquele que foi um recorde mundial, sendo ainda hoje uma das três maiores capturas de sempre registadas nas águas da Madeira e em todo o mundo. A bordo da 'Seifia', lancha baptizada em nome do primeiro peixe que pescou e construída em Machico nos anos quarenta, por um calafate conhecido por 'quatro olhos', António Ribeiro protagonizou histórias fantásticas e o seu entusiasmo pela pesca era tal que mandou construir no final da década de setenta, no terreiro da sua casa, à Penha de França, uma lancha moderna, a qual baptizou, naturalmente, de 'Espadim Azul'. Ao longo da sua vida, António Ribeiro pescou os maiores exemplares de que há memória e contribuiu para a dinamização de uma actividade que hoje é considerada um produto turístico que distingue e torna a Madeira um local único. É esta figura ímpar da medicina, como da pesca desportiva, que será homenageada, agora aos 95 anos, por uma iniciativa de um conjunto de desportistas, que inscreveu no calendário internacional uma competição que decorrerá nos mares da Calheta nos dias 26 e 27 de Julho. Ainda que alguns dos proprietários das embarcações 'charters' da frota local mostrem resistência a aderir a esta grande evento, por entenderem que o mesmo deveria ter lugar a partir da Marina do Funchal, a organização espera que a figura de António Ribeiro seja a única razão para que todos se associem a um evento que pretende ser um tardio obrigado pelo muito que o médico-pescador fez pelo Big Game Fishing e pela promoção da Madeira.

Miguel Torres Cunha

Sem comentários: