quinta-feira, 15 de julho de 2010

Madeirenses de 'ferro' à conquista da Alemanha

Madeirenses de 'ferro' à conquista da Alemanha

Roberto e Cristina Perestrelo competem numa das mais duras provas mundiais
Paulo Vieira Lopes

Roberto e Lúcia competem em grande prova internacional.

Roberto Lúcio e Cristina Perestrelo podem ser considerados como dois atletas madeirenses de 'ferro', pelo simples facto de se aventurarem, este fim-de-semana, naquela que é uma das mais duras provas mundiais de triatlo longo, e normalmente denominado por 'Ironman' (Homem de Ferro).

Os dois triatletas do Clube Naval da Calheta são as únicas figuras regionais a marcar presença no 'Quelle Challenge Roth', que se disputa na Alemanha, é que há muito que é considerada uma das mais prestigiadas e antigas competições na Europa.
Na edição de 2010 estarão cerca de 3000 atletas de vários países a participar.
Para além da forte adesão de atletas a competição conta habitualmente com 150 mil espectadores a assistirem e este ano terão a oportunidade de ver 'in-loco, os mais consagrados atletas mundiais do Triatlo de longa tais como o campeão masculino do ano anterior Michael Göhner assim como a inglesa Chrissie Wellington, campeã da edição de 2009 e detentora do actual recorde mundial na distância de 'Ironman'.

Quanto à participação das 'estrelas' madeirenses , Cristina Perestrelo, irá estrear-se numa prova de distância Ironman, enquanto Roberto Lúcio participará pelo segundo ano consecutivo nesta prova, que é constituída por 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 Km (maratona) de corrida.

Cristina Perestrelo traça como principal objectivo chegar ao fim da prova num tempo próximo ou mesmo abaixo do actual recorde português feminino que prevalece à 14 anos, pertence a Helena Medeiro (11h03m), e tudo fará para atingir o top-20 no escalão 30-35. Já Roberto Lúcio, irá tentar realizar um tempo próximo das 9h30m, um 'crono' de referência nesta distância e tirando cerca de 30 minutos ao seu tempo do ano passado. Roberto Lúcio irá competir no escalão 35-40, escalão com o maior número de participantes (500 atletas) e tentará uma classificação final no escalão entre os 100 primeiros.

Notícia do Diário de Notícias de 15/07/2010.
Notícia disponível aqui.

Sem comentários: