segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

II Duatlo do Funchal - SOS Freira do Bugio - Resultados

Filipe Baptista, atleta do Ludens Clube de Machico, com o tempo de 1h01.14, foi o grande vencedor do "II Duatlo doFunchal - SOS Freira do Bugio", que decorreu na manhã de hoje na Avenida do Mar, na distância sprint, com a presença e apoio de muito público, e com a participação de quase uma centena de atletas.


A prova, organizada pela Delegação da Madeira da Federação deTriatlo de Portugal, foi também o I Campeonato Regional de Duatlo, contando com os apoios do Parque Natural da Madeira, Leça&Fernandes e da Cola-Cola/Powerade.

O atleta sub-23 do Ludens superiorizou-se a Duarte Nóbrega (Andorinha - 1h01.44) e a Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta - 1h01.55), alcançando assim o título regional desta disciplina, e sucedendo a Tiago Silva, vencedor da edição do ano passado desta prova.

Com um início da primeira corrida rápido (5 Km), fruto dos andamentos impostos por alguns federados do atletismo, que marcaram presença nesta prova, Duarte Nóbrega ganhou alguma vantagem sobre os restantes favoritos à vitória final.

No segmento ciclismo, composto por 20 Km e especialmente difícil pelo vento que se fez sentir na Avenida do Mar, Nóbrega permaneceu na frente até à 4ª das 7 voltas que constituíam o percurso, altura em que foi alcançado pela dupla Filipe Baptista e Ricardo Gouveia, que assumiriam o comando da prova até à chegada ao parque de transição.

Na última corrida, Baptista distanciou-se de Gouveia, que viria ainda a ser alcançado por Duarte Nóbrega, já perto do final da prova, mas com os atletas da frente a terminarem todos no mesmo minuto, o que demonstra bem a competitividade e equilíbrio ao longo de toda a prova.

Mais atrás, um grupo constituído por Luís Rocha e Ricardo Paixão (Naval da Calheta), Duarte Mendonça e Mário Moniz (Ludens Machico), Daniel Nunes (individual) e pelo alemão Bjorn Vetter, disputava as posições seguintes.

Na corrida final, a vantagem seria para Mendonça, seguido de Daniel Nunes e do triatleta alemão, que se dedica sobretudo à longa distância (Iron-Man).


No apuramento para o Campeonato Nacional de Equipas de Duatlo, que decorrerá no Cadaval a 09 de Março, destaque para a superioridade do estreante Clube Naval da Calheta, que com uma equipa talhada para a disciplina de Duatlo, travou um duelo muito equilibrado com o Ludens da Machico.
Com a 3ª, 7ª e 8ª posição da geral absoluta (Gouveia, Luís Rocha e Ricardo Paixão), somou 3h10.17, garantindo assim a vitória por equipas e o apuramento directo.

Também apurado, e a menos de 20 segundos, ficou o Ludens Clube de Machico (Tiago Silva competiu no Jamor e esteve por isso ausente), que conseguiu 3h10.35, através das soma dos tempos de Baptista, Mendonça e PauloMargarido (1º, 4º e 10º).

Na 3ª posição, classificou-se o Clube de Futebol Andorinha, seguido do Clube Aventura da Madeira e do Clube de Montanha do Funchal, a fechar o top-5 das equipas mais fortes.

Participaram na competição os 10 clubes regionais actualmente filiados, mostrando a vitalidade e o grande crescimento desta modalidade na Região.


Entre os não-federados, destaque para a excelente prova protagonizada por Daniel Nunes (5º da geral absoluta) e para Carlos Ramos (9º), bem como para Ana Paula Rodrigues, vencedora entre as senhoras.

Por escalões, nos federados, os títulos ficaram assim atribuídos: Juniores: Celso Nóbrega (Clube Naval do Funchal) Sub-23: Filipe Baptista (Ludens Clube de Machico) Seniores: Carlos Duarte Nóbrega (Clube de FutebolAndorinha) e Raquel Franco (Clube Atletismo do Funchal) Veteranos I: Paulo Margarido (Ludens Clube de Machico) Veteranos II: Joaquim Fernandes (Clube de Futebol Andorinha) Veternanos III: Adelino Carvalho (Ludens Clube de Machico)

Mais informações em http://www.triatlomadeirca.com/

Mais fotografias em: http://picasaweb.google.pt/ostrepadores/IIDUATLODoFUNCHAL

Comunicação Social

Jornal da Madeira, 11/02/2008


“II Duatlo do Funchal — SOS Freira do Bugio”, ontem, no Funchal Filipe Baptista sagra-se novo campeão regional
O atleta sub-23 do Ludens superiorizou-se a Duarte Nóbrega (Andorinha, 1h01m44s) e a Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta, 1h01m55s), alcançando, assim, o título regional desta disciplina, e sucede a Tiago Silva, vencedor da edição do ano passado desta prova. Depois dos elementos que formaram o pódio, surgiram Duarte Mendonça (Ludens Machico), Daniel Nunes (individual) e o alemão Bjorn Vetter, este último que se dedica sobretudo à longa distância (“Iron-Man”).

No apuramento para o Campeonato Nacional de equipas de duatlo, que decorrerá no Cadaval a 9 de Março, destaque para a superioridade do estreante Clube Naval da Calheta, que com uma equipa talhada para a disciplina de duatlo, travou um duelo muito equilibrado com o Ludens da Machico. Com a 3.ª, 7.ª e 8.ª posições da geral absoluta (Gouveia, Luís Rocha e Ricardo Paixão), somou 3h10m17s, garantindo a vitória por equipas e o apuramento directo. Também apurado, e a menos de 20 segundos, ficou o Ludens Clube de Machico (Tiago Silva competiu ontem no Jamor e esteve por isso ausente), que conseguiu 3h10.35, através das soma dos tempos de Baptista, Mendonça e Paulo Margarido (1.º, 4.º e 10.º). Na 3.ª posição, classificou-se o Clube de Futebol Andorinha, seguido do Clube Aventura da Madeira e do Clube de Montanha do Funchal, a fechar o “top-5” das equipas mais fortes.

Participaram na competição os 10 clubes regionais actualmente filiados, mostrando a vitalidade e o grande crescimento desta modalidade na Região.

Entre os não-federados, destaque para a excelente prova protagonizada por Daniel Nunes (5.º da geral absoluta) e para Carlos Ramos (9.º), bem como para Ana Paula Rodrigues, vencedora entre as senhoras. Por escalões, nos federados, os títulos ficaram assim atribuídos: Juniores: Celso Nóbrega (Clube Naval do Funchal). Sub-23: Filipe Baptista (Ludens Clube de Machico)Seniores: Carlos Duarte Nóbrega (Clube de Futebol Andorinha) e Raquel Franco (Clube Atletismo do Funchal). Veteranos I: Paulo Margarido (Ludens Clube de Machico). Veteranos II: Joaquim Fernandes (Clube de Futebol Andorinha). Veteranos III: Adelino Carvalho (Ludens Clube de Machico).

Sem comentários: