segunda-feira, 18 de junho de 2007

TRIATLO ENCHEU MARGINAL DA CALHETA

Realizou-se hoje o Triatlo da Calheta, a prova realizada na Região com historial mais longo, que vai já na sua 7ª edição. Depois dos 16 participantes da edição do ano passado, o evento contou este ano com 141 atletas, distribuídos pelas diversas provas (triatlo Jovem, prova de estafetas e competição individual), para além de muito público, que se distribuiu ao longo de toda a marginal, provando que a adesão a esta modalidade vem sendo cada vez mais significativa.
O Clube Naval da Calheta, com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e enquadramento técnico do Ludens Clube de Machico e Federação de Triatlo de Portugal, contaram com excepcionais condições para a prática desta espectacular modalidade, sendo a competição disputada na distância super-sprint, constituída por 375 metros de natação, 10 Km de ciclismo e 2500 metros de corrida.
Na prova de estafetas, após acesa disputa, foi vencedora a equipa constituída por Pedro Sousa, Bruno Canha e Dário Gonçalves, que concluiu a distância em 32m57s, seguida da estafeta do Clube de Futebol Andorinha (Sérgio Barros, Marco Gonçalves e Carlos Ramos), com a terceira posição a pertencer a uma equipa do Madeira Magic (Cláudia Melim, Paulo Vieira e Filipe Pão).
Na prova individual, foi grande a disputa entre os atletas da frente. A liderança passou por 3 atletas diferentes, com Tiago Silva (Ludens Machico) a impor-se na corrida final, terminado com 32m14s, batendo Filipe Baptista e Duarte Mendonça (seus colegas de equipa), que haviam ganho vantagem na fase inicial da prova. Paulo Margarido e Carlos Duarte Nóbrega fecharam o top-5 da competição. Por escalões, ao nível federado, Miguel Cândido (Andorinha) venceu nos juniores, Paulo Silva (Ludens Machico) nos veteranos II e Adelino Carvalho (também do Ludens) nos veteranos III.
Nos não-federados, a nível absoluto, vitória para Francisco Brito (CCD CMF), que foi 9º na geral, com 37m08s, deixando Orlando Silva e Ricardo Melim nos restantes lugares do pódio. No sector feminino, Magna Silva (Eskape) foi e melhor, seguida pela sua colega de equipa Filipa Freitas e por Raquel Franco (Clube de Atletismo do Funchal).
A próxima prova do Circuito Regional será o Triatlo do Porto Moniz, numa organização do Clube Naval do Seixal com o apoio da Câmara Municipal do Porto Moniz. A prova realizar-se-á no dia 22 de Julho, na distância sprint, constituída por 750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida. As inscrições poderão ser realizadas até ao dia 20 de Julho através do e-mail triatlo@netmadeira.com, telefone 962516971 ou fax 291964250, indicando nome completo e data de nascimento.


Fernando Leça: “Grande sucesso desportivo”

No final do evento, o Presidente do Clube Naval da Calheta estava visivelmente satisfeito com o desenrolar da prova, considerando-a um sucesso. “Passamos de menos de 20 atletas da edição de 2006 para cerca de centena e meia este ano, é obviamente um salto enorme, a que naturalmente não é estranha a organização pela primeira vez de um circuito regional da modalidade, que está nitidamente a motivar uma grande adesão. Julgamos que aqui na Calheta temos condições excepcionais para a prática desta modalidade, e é nossa intenção continuar a apostar nesta prova nos próximos anos”.


Victor Rodrigues: “Triatlo tem crescido de forma espectacular”

O delegado da Federação de Triatlo de Portugal na Madeira resumiu assim os acontecimentos: “A adesão a esta modalidade tem vindo a ser fantástica, superando as nossas melhores expectativas. Temos naturalmente de agradecer às entidades que nos têm proporcionado todas as condições para colocar de pé estas provas, que possuem uma logística bastante exigente, o que choca um pouco com os nossos recursos, que ainda são muito limitados. Daí o nosso obrigado aos Clubes, Câmaras Municipais, Federação de Triatlo de Portugal e patrocinadores. Penso que aqui na Calheta assistimos a uma grande festa do Triatlo, com um número de atletas que se aproxima ao de muitas competições a nível nacional, pelo que a modalidade está de parabéns”.

Sem comentários: