terça-feira, 15 de maio de 2007

VII Triatlo da Calheta

VII Triatlo da Calheta

No próximo dia 17 de Junho de 2007 terá lugar o VII Triatlo da Calheta.

A prova este ano conta com moldes diferentes, visto que pela primeira vez, encontra-se integrado no I Circuito Regional de Triatlo da Madeira, sendo a sua terceira etapa.

A organização da prova é da responsabilidade do Clube Naval da Calheta, com os apoios da Câmara Municipal da Calheta e do Ludens Clube de Machico, apoiada ainda pela Federação Portuguesa de Triatlo.

A prova realiza-se no dia 17 de Junho de 2007 (domingo), com início às 11h00. A concentração dos atletas e entrega dos dorsais decorrerá entre as 10h00 e as 10h30m, no secretariado da prova, que será montado junto à praia, em frente ao Restaurante Onda Azul/Calheta Beach Hotel. O parque de transição será montado no cais da Calheta.

A partida da prova terá lugar na praia de areia, na margem oeste (lado da Praceta 24 de Junho e do Parque de estacionamento coberto da Câmara Municipal da Calheta, oposta ao Calheta Beach Hotel). A chegada da prova terá lugar na Avenida Marginal, junto à entrada para o Cais da Calheta.

Esta prova destina-se a todos os interessados, populares ou atletas filiados na Federação de Triatlo de Portugal. Todos os atletas participantes estarão cobertos por seguro desportivo. Para os federados na modalidade, a inscrição é gratuita. Os não federados terão como única despesa de inscrição o valor do seguro desportivo da prova (2,5 € - dois euros e cinquenta cêntimos). As inscrições poderão ser feitas até às 18h00 do dia 14 de Junho (5ª feira), através do website do Ludens Clube de Machico, em http://www.ludensmachico.com/, ou dos e-mail clube_naval_calheta@hotmail.com ou triatlo@netmadeira.com, fax 291964250 ou telefone 291964250 / 962516971. No dia da prova, serão aceites inscrições de última hora, em número reservado às vagas disponíveis, entre as 10h00 e as 10h30m, com agravamento da taxa de inscrição (valor total da inscrição, incluindo o seguro desportivo: 5,0 € - cinco euros). O pagamento dos valores do seguro desportivo e taxa de inscrição de todos os inscritos decorrerá no secretariado da prova, aquando do levantamento dos dorsais.

A prova será realizada na distância “Triatlo Super-Sprint”, constituída pelos seguintes segmentos:

- Natação: 375 m
- Ciclismo: 10 km
- Corrida: 2,5 km

A prova poderá ser realizada individualmente (cada atleta realiza os três segmentos) ou em estafeta (com 2 ou 3 atletas por equipa, revezando-se no final de cada segmento). As equipas poderão ser mistas (masculinos/femininos) e englobar participantes de diferentes idades/escalões.

Antes do início da prova principal, poderá realizar-se uma prova para as “Escolas de Triatlo”, destinada a jovens atletas, com distâncias mais reduzidas.

Se o número de inscritos o justificar, a prova destinada a equipas de estafeta poderá realizar-se separadamente da prova individual.

Os escalões etários serão os seguintes:
Juvenis
Nascidos entre 1993 – 1992 - (14 a 15 anos) - Juniores
Nascidos entre 1991 – 1988 - (16 a 19 anos) - Sub – 23
Nascidos entre 1987 – 1984 - (20 a 23 anos) - Seniores
Nascidos entre 1983 – 1968 - (24 a 39 anos) - Veteranos – I
Nascidos entre 1967 – 1963 - (40 a 44 anos) - Veteranos – II
Nascidos entre 1962 – 1958 - (45 a 49 anos) - Veteranos – III
Nascidos entre 1957 – 1953 - (50 a 54 anos) - Veteranos – IV
Nascidos entre 1952 – 1948 - (55 a 59 anos) - Veteranos – V
Nascidos entre 1947 e anteriores - (60 anos e mais)

Apurar-se-ão as seguintes classificações:

a) Classificação individual geral absoluta
b) Classificação individual por escalão/sexo
c) Classificação geral absoluta - estafetas

Serão premiados os vencedores de cada escalão e sexo, a equipa vencedora de estafeta, bem como os três primeiros masculinos e femininos da classificação individual absoluta.

O percurso da prova será o seguinte:

1 - O percurso do 1º segmento (natação), será constituído por um percurso triangular na praia da Calheta, com aproximadamente 375 metros de extensão. Os participantes deverão contornar 2 ou 3 bóias. A partida e a chegada será na margem este (Calheta Beach Hotel/Cais da Calheta).

2 - O percurso do 2º segmento (ciclismo), será efectuado em 5 voltas (2 Km cada uma) no seguinte percurso: Saída do parque de transição (Cais da Calheta, junto ao Calheta Beach Hotel), entra na Estrada Marginal e vira à direita. Após a Marina, retorno junto ao parque de estacionamento subterrâneo do Porto de Recreio da Calheta. Regresso pela Estrada Marginal até ao seu final (Praceta 24 de Junho). Novo retorno e segue de novo na Avenida Marginal em direcção ao Calheta Beach Hotel (1 volta = 2000 metros).

3 - O percurso do 3º segmento (corrida), será efectuado em uma volta e um quatro (2,5 Km), no seguinte percurso: Saída do parque de transição (Cais da Calheta, junto ao Calheta Beach Hotel), entra na Estrada Marginal e vira à direita. Após a Marina, retorno junto ao parque de estacionamento subterrâneo do Porto de Recreio da Calheta. Regresso pela Estrada Marginal até ao seu final (Praceta 24 de Junho). Novo retorno, regressa pela Avenida Marginal, passa pelo Calheta Beach Hotel e segue até antes do edifício de vidro do Porto de Recreio da Calheta. Retorno nesse local e final na Avenida Marginal junto ao Calheta Beach Hotel. (2500 metros).

Será proporcionado aos participantes abastecimento líquido no início do último segmento de corrida, após a saída do parque de transição. Aconselha-se que os atletas transportem abastecimento líquido durante o segmento de ciclismo na sua bicicleta.


EQUIPAMENTO:
No segmento de natação, o uso de touca identificada é obrigatório.
As bicicletas serão da responsabilidade dos participantes. É obrigatória a utilização de capacete homologado e afivelado durante todo o percurso de ciclismo.
Nos segmentos de ciclismo e atletismo, os atletas não podem encontrar-se de tronco descoberto.

A abertura do Parque de Transição, para a colocação do equipamento para o segmento de ciclismo, acontecerá às 10h15m. Após o levantamento dos dorsais e colocação dos mesmos, os atletas passarão na verificação técnica das bicicletas, à entrada do parque de transição, e poderão colocá-las no lugar que lhes está reservado. O parque de transição encerra às 10h45m.

Após a competição os atletas poderão levantar o seu material e equipamento desportivo do parque de transição, exibindo o seu peitoral/dorsal após a chegada do último atleta no segmento de ciclismo. A organização não se responsabiliza por perdas de material colocado fora dos locais indicados. O tempo limite para efectuar o respectivo levantamento, será de 15 minutos após o ultimo atleta ter concluído a prova.

São adoptadas as regras em vigor no Regulamento Técnico de Triatlo, sendo da responsabilidade dos atletas respeitar o mesmo, bem como cumprir as instruções dos juízes e responsáveis da prova.

a) Obrigatoriamente os atletas terão de competir equipados com camisola ou top durante os segmentos de ciclismo e atletismo
b) Só é permitida a montagem da bicicleta fora da zona de transição.
c) No ciclismo, só é permitido “andar na roda” dos atletas que estiverem na mesma volta do segmento

Atenção:
- No mar, os participantes terão o apoio de embarcações sem motor, que irão supervisionar a prova.
- No segmento de ciclismo, todos os atletas terão de circular dentro da respectiva faixa de rodagem. No sentido oposto (faixa contrária), estarão os atletas que realizam o percurso de regresso, após o retorno.
- O trânsito automóvel encontrar-se-á encerrado nos locais de realização da prova, sendo no entanto necessário cuidado para a saída de carros que possam ter sido estacionados dentro do percurso antes do trânsito ter sido encerrado.
- A entrega de prémios realizar-se-á após o final do evento, junto às instalações do Clube Naval da Calheta, logo que apurados os resultados finais.





Sem comentários: